Quantos MB tem 1 GB? Saiba a diferença entre mega e giga!

notebook com antena wi-fi

Existem muitas dúvidas sobre mb e gb: qual é maior, Giga ou Mega? O que significa mb e gb? quantos mb tem 1 gb?

Basicamente, em um sistema internacional, o prefixo Giga (G) está associado ao multiplicador 109 e o prefixo Mega (M) está associado ao multiplicador 106. Portanto, para qualquer unidade x, 1 Gx = 1000 Mx.

Na computação, os computadores funcionam em uma base binária. Portanto, é mais prático usar uma potência de 2 como multiplicador, neste caso 210=1024 .

1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes (kB) 1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes (MB)

Giga ou Mega: o que é maior?

A resposta simples é: Giga é maior! São duas unidades escalares, onde o giga é o ponto mais alto nessa escala. Por exemplo, 1 Giga equivale a 1024 Mega.

Estas siglas são muito comuns, principalmente relacionadas a armazenamento, mas não vamos falar disso agora. O ponto é que se a lógica não pode ser percebida, é porque é complicado mesmo.

Você provavelmente encontrou este texto porque queria saber sobre planos de internet, não é mesmo?

Portanto, o que você tem que levar em conta agora é que as duas unidades que você lê não estão na mesma escala.

O que significa mb e gb?

Ambas são medidas que podem representar, por exemplo, a velocidade de navegação nas ofertas da Internet ou o tamanho da sua franquia.

As siglas Giga e Mega podem estar relacionadas a duas unidades diferentes e requerem uma avaliação cuidadosa. Isso ocorre porque Mega (Mb - megabits) é sinônimo de Mega (MB - megabyte) e Giga (Gb - gigabits) é sinônimo de Giga (GB - gigabyte).

Complexo? Pois é! Mas depois de entender toda essa nomenclatura, você não terá dúvidas na hora de escolher um novo plano de internet, comprar um computador ou se envolver com outras aplicações que utilizam essas siglas.

Mega é mais frequente em serviços de internet fixa

Representada geralmente por megabits nos casos de produtos de Internet fixa, Mega é a unidade mais comum.

As velocidades descritas nos planos estão relacionadas à taxa de dados por segundo, ou seja, Mbps. Essa é a velocidade na qual o usuário provavelmente fará download.

Então, quando um plano oferece 250 megabits de velocidade, isso significa que os usuários poderão baixar 250 megabits por segundo e é aí que muita gente começa a se confundir. Isso porque o Mega que representa uma unidade de tamanho (MB), é um megabyte, 8 vezes maior, onde cada byte é composto por 8 bits.

Os clientes acabam reclamando que ao baixar um arquivo, demoram mais do que devia para concluir, fazendo cálculos com aquela famosa regra de três.

Eles até usam testadores de velocidade para concluir que suas ofertas de serviços não estão entregando o que foi contratado, mas como são unidades diferentes, a comparação não pode ser realizada.

Giga é mais frequente em serviços de internet móvel

Falando de medições de giga, é mais comum encontrá-la em acordos de planos de celular.

Isso ocorre porque está relacionado ao tamanho da franquia de dados que pode ser baixada durante um determinado período. Ou seja, essa representação é em unidades de gigabytes.

Geralmente, essa unidade é vista nos detalhes dos arquivos que você armazena em seu computador e está relacionada ao tamanho dos arquivos digitais.

Lá, a descrição é MB ou GB, ou seja, megabytes e gigabytes. Portanto, também representa quantos arquivos você pode baixar para seu dispositivo móvel com seu plano móvel.

Quando você contratar um plano de celular de 10 GB, significa que você poderá baixar um arquivo de 10 GB com sua franquia e pronto. Porém, quando colocamos as informações anteriores em cena, a matemática fica um pouco mais complicada.

Por exemplo, na TIM, segundo a Anatel, seus usuários podem baixar arquivos a 15 Mbps (megabits por segundo). Portanto, ao baixar um arquivo de 15 MB (megabyte), você precisa de 8 segundos para concluir.